Como acabar com os lábios gretados?

Ter os lábios gretados é um problema que afeta muitas pessoas, especialmente no inverno. Costumam ser o resultado da utilização de cosméticos inadequados e da exposição a temperaturas baixas. A aplicação regular de glosses labiais e batons não protege os lábios do frio e de outros fatores prejudiciais. Por este motivo, deve optar por produtos de cuidado que contenham vitaminas e extratos vegetais (p.ex.: onagra). Como evitar que os lábios fiquem gretados e como eliminar este problema?

Lábios gretados – causas

Os lábios ficam gretados por vários motivos. Eis alguns deles:

  • permanecer durante muito tempo em espaços secos ou em condições frias,
  • comer comidas picantes e salgadas,
  • lamber os lábios,
  • desequilíbrio hormonal,
  • carência de vitamina B,
  • hipersensibilidade aos ingredientes dos batons e a outros cosméticos labiais,
  • utilizar batons contendo álcool.

Lábios gretados – remédios

Podemos eliminar o problema dos lábios gretados de várias maneiras. Existem esfoliações já preparadas à venda. No entanto, também pode fazer estes cosméticos em casa – tudo que precisa é de açúcar mascavo e azeite. Para tal, também pode utilizar uma escova de dentes macia que irá remover a pele morta e seca. Assim, irá preparar os seus lábios para a hidratação. Deve utilizar um esfoliante labial duas vezes por semana para obter os melhores resultados.

Depois de limpar os lábios, é hora de os hidratar e regenerar. Aplique mel nos lábios e assegure-se de que permanece lá o máximo de tempo possível. É importante aplicar uma boa camada de bálsamo, creme universal, pomada ou vaselina uma vez por semana. Antes de sair de casa, aplique um protetor labial com filtro UV.

Utilize diariamente um bom batom durante todo o dia. Opte por produtos para lábios muito secos à base de vaselina. Se os lábios estiverem excessivamente secos e os cantos rachados, aplique um creme suave e hipoalergénico e um antisséptico suave, como óleo de árvore do chá. Repita a aplicação várias vezes ao dia.

Aperte um pedaço de laranja entre os lábios para melhorar o estado dos seus lábios o mais rapidamente possível. Desta forma, os lábios irão recuperar uma aparência saudável passados apenas alguns minutos. Embora seja um método eficaz, não é duradouro. É bom quando precisamos de obter um efeito de curto prazo.

Os lábios podem ficar gretados devido à desidratação geral do organismo. Para eliminar esta causa, beba pelo menos 1,5 litros de água por dia.

Lábios gretados – remédios

Antes de mais, os lábios gretados devem ser adequadamente lubrificados. No passado, utilizava-se gordura de ganso ou pato para esse efeito, mas atualmente usa-se óleo de coco, azeite ou manteiga de karité. Todos estes produtos estão disponíveis na maioria dos supermercados. Os lábios devem ser lubrificados sempre que possível.

Tal como deve fazer com todos os cosméticos, é importante ler a composição destes produtos. Não os aplique nos lábios gretados se contiverem álcool, pois podem deteriorar o seu estado. Quando se trata de cuidados com os lábios, é bom utilizar apenas produtos comestíveis, como mel, que é uma fonte natural de muitos nutrientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *