Um produto tropical – óleo de semente de papaia – efeitos, utilização, opiniões
Os óleos exóticos suscitam sempre muito interesse – as pessoas tendem a questionar-se se os óleos obtidos em várias partes do mundo escondem poderes únicos e rejuvenescedores. Acontece que muitos deles realmente contêm substâncias que são raras nos óleos, que os tornam elixires exclusivos para a preservação da juventude e da beleza da pele, unhas e cabelo. O óleo de papaia apresenta estes detalhes “excecionais”. Porquê?
Óleo de papaia – composição
A sua força, exclusividade e poder residem na sua composição: além de conter fitosteróis, flavonóides e ácidos gordos essenciais, o óleo de papaia contém também uma enzima única, chamada papaína. Esta substância apresenta propriedades esfoliantes e regeneradoras. A papaína renova a epiderme, dissolvendo as indesejáveis células mortas da pele que tendem a depositar-se e a impedir o seu devido funcionamento.
Além da papaína, uma substância sem igual, o óleo de papaia contém um conjunto de vitaminas necessárias ao funcionamento adequado da pele e do cabelo (vitaminas A, C, E). Também irá encontrar na sua composição algumas quantidades de cálcio, ferro, tiamina, niacina e riboflavina. O óleo de papaia também contém uma grande quantidade de carotenos e moléculas de vitamina C de elevada qualidade.
Os principais componentes do óleo de semente de papaia
- 74% de ácido oleico,
- 16,5% de ácido palmítico,
- 6% de ácido linoleico,
- 5% de ácido esteárico,
- Tocoferóis (compostos de vitamina E),
- carotenóides,
- papaína,
- vitaminas: C, A,
- potássio, cálcio, ferro.
Óleo de papaia – influência no cabelo e na pele
- esfolia e revitaliza a pele;
- equilibra a secreção de sebo;
- combate a seborreia no couro cabeludo;
- reduz as descolorações da pele;
- ilumina cicatrizes de acne;
- cura cicatrizes e irritações da pele;
- ilumina a pele suavemente;
- uniformiza o tom de pele;
- cuida das pontas de cabelo desidratadas;
- suaviza, tonifica e acalma a pele;
- combina perfeitamente com o ácido hialurónico;
- proporciona qualidades anti-inflamatórias;
- ajuda a combater a caspa, limpa o couro cabeludo;
- ideal para couro cabeludo oleoso;
- proporciona um nível adequado de hidratação ao cabelo e ao rosto.
Óleo de semente de papaia – utilização
O óleo de papaia pode ser utilizado sozinho de forma eficaz, sob a forma de sérum facial ou como tratamento capilar. Além disso, pode ser combinado com outros óleos naturais ou adicionado a esfoliantes faciais e máscaras de rosto. É também adequado para misturar com argilas naturais ou como complemento às loções corporais e capilares tradicionais e até mesmo a cremes de mãos e pés.
O óleo de papaia é um ótimo componente de hidrolatos e sprays – pode adicioná-lo a extratos de ervas e esfregar nas unhas (não só irá nutrir a unha, como também irá ajudar a eliminar as cutículas secas; irá revitalizar e revigorar a pele à volta das unhas).
Além disso, o óleo de papaia também é perfeito para massagens corporais – suaviza perfeitamente a pele e remove as células mortas, intensificando assim a absorção de outras substâncias ativas contidas nos cosméticos (por exemplo, para combater a celulite).
Óleo de papaia – comentários
O óleo de papaia é um dos óleos com muito boas avaliações – a sua utilização é frequentemente recomendada nos cuidados com a pele e o corpo, e com menos frequência nos cuidados capilares.
É o cosmético ideal para o cuidado das unhas porque revitaliza perfeitamente as cutículas secas que envolvem a placa ungueal. Bloggers e vloggers referem que o óleo de papaia é um excelente ingrediente em esfoliantes naturais e máscaras esfoliantes. Vale mesmo a pena tê-lo na prateleira da casa de banho e utilizá-lo como ingrediente de tratamentos revitalizantes e de limpeza. Quando utilizado regularmente, ajuda a restaurar a saúde e a vitalidade da pele com acne ou da pele cansada e cinzenta.
Deixe uma resposta